Thursday, November 22

por falar em cores


Em relação ao post anterior ficou-me uma dúvida. Não sei se vocês sabem as designações das cores para impressão. Em impressão usamos quadricomia, isto quer dizer que usamos uma combinação de cyan, magenta, amarelo e preto para produzir todos os tons de impressão (existem ainda as cores directas "pantone", mas não vamos falar disso agora).
O termo para designar essas cores chama-se CMYK. Assim, para impressão temos uma chapa cyan, uma magenta, uma amarela e uma preta que se chama K pois é a Key plate. Este termo diz-se assim porque teoricamente todas as cores podem ser impressas com o cmy, mas como ficam muito esbatidas, utiliza-se uma ultima chapa de preto por cima para dar como se diz no termo tipográfico "recorte". Daí o termo em inglês ser o da chapa "chave", pois, como se fosse a cereja em cima do bolo define os objectos, cria sombras, mas não leva muita mais informação. Como podem ver no exemplo de cima a imagem com o cmy está praticamente completa, onde nota-se essencialmente a falta de sombras na palma da mão que o layer preto vai preencher, bem como a definição dos contornos.

Assim, é de evitar utilizar em excesso o preto na impressão de imagens. Isto acontece porque o preto é a cor habitual do texto e é frequente imprimir esta chapa com muita força para que o texto fique nítido e para que possa sobressair e sobrepôr-se no papel. Se as imagens levassem muito preto, esta força de que falei, empastaria as imagens de preto. Uma das técnicas que às vezes usos para não aplicar tanta força no preto aquando da impressão é criar um preto mais profundo nas zonas em negro que quero fazer sobressair. Assim, para criar um preto profundo e de alto contraste aplico na zona uma percentagem de C:30, M:20 Y:10 K:100, o que vai criar um preto luzidio, contrastante.

2 Comments:

At 16:08, Anonymous Anonymous said...

bao posta. as virtualidades de um bom resultado em impressao passa por saber destas coisas. eu chamaria a esse K que usas um "preto esperto". (pun totally unintended)

abraços e kudos

 
At 18:09, Anonymous Anonymous said...

Eu conheço estas maos...
drix

 

Post a Comment

<< Home