Monday, February 12

Oh mar salgado...


O Pedro foi a uma conferência em São Paulo, aqueles assuntos de trabalho que acabam sempre por trazer algo mais, novidades, coisas frescas para quem não costuma ir ao outro lado do Atlântico.
Como o considero um pouco o meu correspondente especial avançado, deixo-vos com as novidades.

Acabei de chegar de São Paulo, Brasil; cidade cosmopolita, quase o dobro da população do nosso país numa cidade só, arejada, vistosa, museus fantásticos, bares e discotecas fenomenais, gente bonita, lojas e restaurantes de todo o tipo que se possa imaginar. Têm o único (que eu saiba!) museu dedicado em exclusivo à língua portuguesa, um espaço fantástico numa estação de comboios do século XIX reconvertida, dedicado à história e diversidade da língua portuguesa, e à sua influência e importância no mundo inteiro. Mas há um preconceito que continua tristemente a fazer de nós motivo de, vá lá, vou ser simpático, graçolas: um restaurante, dos melhores restaurantes portugueses de S. Paulo, chamado Bela Sintra, está a fazer uma campanha publicitária, cujo título é "O português mais bem frequentado de S. Paulo". Mupis, cartazes, anúncios nos transportes públicos, jornais, mapas, uma campanha a sério. O que aparece nesses anúncios? A foto de uma modelo, belíssima, pose sensual, lábios carnudos, e um bigode. Há celebridades brasileiras que são convidadas para o restaurante e que no final da refeição são fotografadas com um farfalhudo e enroladinho bigode, segundo eles nada mais português... Há alguma campanha que nós possamos fazer para contrariar esta imagem?

Labels:

3 Comments:

At 20:19, Blogger Tiago Laranjeiro said...

Proponho retratarmos portugueses que frequentem restaurantes brasileiros em chinelos, com óculos escuros bem azeiteiros, de calçõezinhos floridos bem parolos...

 
At 20:20, Blogger Tiago Laranjeiro said...

Só mesmo pelo gozo da coisa...

 
At 17:38, Anonymous Anonymous said...

cada um com a sua mini-escola de samba atras?

 

Post a Comment

<< Home